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COMO OS EMPREENDEDORES PODEM VENDER MAIS NO NATAL?

Falta apenas uma semana para a data mais importante do comércio. Veja dicas importantes para vender mais nesta reta final

16/12/2021 09h50
Por: DA REDAÇÃO Fonte: Diário de Notícias do Entorno
Uma das coisas mais apreciadas quando finalmente chegamos ao período de Festas de Fim de Ano é a decoração
Uma das coisas mais apreciadas quando finalmente chegamos ao período de Festas de Fim de Ano é a decoração

Apenas a um dia de entrar oficialmente em dezembro, já é possível observar a quantidade de consumidores atrás de itens natalinos. Por isso, todo empreendedor deve estar atento para aproveitar o período e vender mais!

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é de que as vendas de Natal movimentem cerca de R$ 34,3 bilhões no comércio varejista. Esse número representa um crescimento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Nesse sentido, é importante que o comerciante se beneficie ao máximo das vendas de Natal. Então preparamos algumas dicas que podem ser úteis para vender mais!

1. Entre no clima natalino!

Uma das coisas mais apreciadas quando finalmente chegamos ao período de Festas de Fim de Ano é a decoração. E elas realmente atraem mais clientes!

Por isso, se você tiver um ponto comercial físico, invista em adornos natalinos bem chamativos. Afinal, enfeites atraem clientes e clientes atraem mais vendas.

Se o seu e-commerce só funciona pela internet, também é possível fazer fotos dos itens à venda com pequenos artigos natalinos. Por exemplo, utilizar pisca-piscas ou utilizar uma árvore de Natal ao fundo são apenas algumas formas de vender mais neste Natal.

2. Realize uma análise de crescimento

A análise de crescimento é uma ferramenta essencial para qualquer empreendedor. Assim, é possível mensurar a maneira que você pode agir nas ofertas de fim de ano.

Para fazer isso, é importante que você considere três pontos:

- como foi o volume de vendas nos últimos três meses;

- como foi a aceitação de preços pelos seus clientes;

- e se faltou ou sobrou produtos.

É válido também analisar quais são os produtos da moda, se eles podem ser adaptados para o seu tipo de negócio e pensar em experiências temáticas.

3. Foque na experiência do seu cliente

Falando em experiência, esse é outro quesito importante que é aliada para vender mais no Natal. Então foque em propiciar uma experiência diferente ao seu consumidor. Isso pode acontecer de diversas maneiras: desde o atendimento em horário estendido, quanto com o oferecimento de brindes.

A experiência do consumidor é hoje uma das maiores responsáveis pela fidelização de clientes. Por isso, lembre-se que é possível ter clientes para além do Natal e Ano Novo com pequenas atitudes.

4. Crie promoções diferentes

Toda maneira de se destacar do concorrente é válida, não é verdade? Sendo assim, que tal se destacar oferecendo promoções que fujam dos padrões já conhecidos para essa época.

Comece analisando seus principais concorrentes e veja o que tem sido oferecido para este período. Após esse estudo, desenvolva uma proposta de promoção diferenciada e veja se funciona!

5. Esteja preparado para alta demanda

Vale lembrar que apesar de todas essas táticas serem fundamentais, é necessário que você estruture o seu comércio para essa alta demanda de vendas. Se possível, tenha uma rede de apoio com você para que tudo saia dentro do previsto.

Não se esqueça também de dar atenção às redes sociais, pois elas são hoje um importante cartão de visita para os seus serviços, tudo bem?

6. Ofereça variedade na hora do pagamento

Muitos empreendedores costumam perder vendas importantes por não disponibilizarem opções de pagamento que se adequem ao bolso do consumidor. Hoje em dia, é possível fazer pagamentos até pelo WhatsApp.

Então ofereça novidades aos seus clientes! Não se esqueça das máquinas de cartão de crédito ou até mesmo do queridinho do momento, o Pix. Eles podem te ajudar a vender mais e a alavancar seu negócio nesse final de ano.

 

Às vezes nós olhamos tanto tempo para uma porta que se fecha que vemos muito tarde outra que está aberta.

Alexander Graham Bell

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Sobre Empreendedorismo & Inovação
Consultor empresarial e professor universitário, com formação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade de Brasília (UnB), falará semanalmente sobre tópicos emergentes em Empreendedorismo e Inovação em uma coluna sugestiva no Diário de Notícias.
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